Bar do Boi, a vitrine do Festival de Parintins para o Brasil e o mundo
01/04/2017 - 13h54 em Movimento Marujada

A temporada 2017 de Bar do Boi está chegando – a 29ª de sua história. O tradicional evento do Boi Caprichoso em Manaus, promovido pelo Movimento Marujada, é considerado vitrine do Festival Folclórico de Parintins para o Brasil e o mundo.

Pioneiro na capital, o Bar do Boi despontou diversos artistas e bandas que difundem a toada até hoje – entre esses Arlindo Junior. Ídolo no Caprichoso, o ‘Pop da Selva’ brilhou na TVLândia, reduto azul e branco na década de 90, para o time de itens oficiais do bumbá, onde esteve por mais de quinze anos.

Assim como Arlindo, outros artistas brilharam no Bar do Boi e desceram o rio para integrar o time de itens oficiais do Caprichoso. Renato Freitas, Edilson Santana, Prince e o grupo Canto da Mata se destacaram no palco do evento e passaram pelo curral Zeca Xibelão e arena do Bumbódromo. Somados a esses, vários artistas e bandas foram revelados no Bar do Boi ou seguem suas trajetórias no evento até hoje. É o caso de Pão Doce, Klinger Araújo, Itamar Benarroz, entre outros.

O Bar do Boi também recebeu quem subiu o rio. Vindos de Parintins, Junior Paulain e Edmundo Oran foram içados ao estrelato azul no palco do evento, justificando a chegada ao time de itens oficiais do bumbá – que tem por tradição a presença no evento.

 

Parceria com a Marujada de Guerra

 

A história do Bar do Boi registra a exitosa e marcante parceria com a Marujada de Guerra. O item oficial do Caprichoso inspirou a origem do Movimento Marujada, associação cultural que promove os eventos azulados em Manaus.

Atualmente, a Marujada de Guerra conta com cerca de 150 ritmistas – número limitado pela Coordenação, devido à crescente procura por vagas. Sempre que confirmado no Bar do Boi, o item atrai grande público ao evento.

A Marujada de Guerra também contribui para o time de itens oficiais do Caprichoso. É o caso de Fabiano Neves, que chegou ao cargo de Apresentador do bumbá, e do músico Vitorhugo Morais, atual mestre do item. Artistas como Germano Martins e Paulinho Viana, atual levantador de toadas dos ensaios em Manaus, despontaram na Marujada.

Fotos: Germano Martins, Domingos Raposo e Alexandre Vieira.

COMENTÁRIOS