Caprichoso lança programa de saúde bucal na Escolinha de Arte
02/04/2018 - 15h27 em Social

Coordenador de projeto social do Boi Caprichoso, Marcos Falcão, e odontóloga Ruth Muniz apresentaram cronograma de atendimentos dentários aos pais de alunos

 

O Boi-Bumbá Caprichoso lança o inédito Programa de Saúde Bucal para atendimento às crianças e adolescentes da Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle, a partir do dia 3 de abril. Para a execução do projeto, pioneiro no âmbito de projetos sociais em Parintins, o presidente Babá Tupinambá e o vice-presidente Jender Lobato adquiriram consultório odontológico, equipamentos e materiais necessários aos tratamentos dos alunos matriculados nas oficinas de arte-educação, no ano letivo 2018.

O coordenador da Escola de Arte, Marcos Falcão, e a odontóloga Ruth Muniz apresentaram aos pais de alunos o cronograma de consultas, em palestra na tarde desta terça-feira, 27 de março. Designada pela diretoria para coordenar o programa de saúde bucal, a profissional de odontologia explicou que, para terem acesso aos tratamentos de extração, restauração e limpeza, os alunos precisam frequentar assiduamente as oficinas. Os atendimentos serão no horário de funcionamento do projeto social, nos turnos matutino e vespertino, todas as terças e quintas-feiras.  

De acordo com Ruth Muniz, a primeira etapa consiste na parte educativa para ensinar métodos de escovação, palestras dentro das salas onde são ministradas as oficinas e escovação supervisionada, seguida de aplicação de flúor. Os atendimentos ocorrerão no decorrer no ano letivo da Escola de Arte 2018: primeiro semestre de abril a junho e segundo semestre de agosto a novembro. A odontóloga também comunicou aos pais que serão entregues escovas e copos individuais aos alunos.

O coordenador da Escola de Arte, Marcos Falcão, informou que o presidente Babá Tupinambá e o vice-presidente Jender Lobato tornam concreto o Programa de Saúde Bucal, com o apoio dos sócios e de parceiros. “O consultório odontológico já está pronto para atender os alunos. Não é qualquer instituição em Parintins que tem tratamento dentário. Temos uma excelente profissional para fazer os atendimentos aos alunos. Os pais são muito importantes para acompanhar os filhos nesse processo”, salienta.

“É um incentivo muito grande aos nossos filhos para frequentarem as oficinas e receberem atendimentos. Eu já trabalhei na Escolinha do Caprichoso e ainda não tinha tido essa oportunidade. É bom que o trabalho preventivo de higiene bucal começa em casa e a Escola de Arte dará o suporte. É muito importante para os nossos filhos e os próprios pais entendam a importância da saúde bucal e de os filhos frequentarem o projeto para aprender outros ofícios da vida”, pontua a sócia e mãe de aluno, Liena Ramos.

Com duas filhas matriculadas no projeto social, o professor universitário Ademir Castro e Silva ficou entusiasmado com o Programa de Saúde Bucal. “A diretoria não se preocupa somente com a socialização da criança com as oficinas. A gente percebe a questão da saúde, ligada a aprendizagem. Esse programa busca essa vertente do envolvimento da família, porque os pais estão preocupados em acompanhar a saúde bucal dos filhos. Saúde bucal é um aspecto importante para o desenvolvimento das crianças. Uma boca saudável é sinônimo de boa saúde”, avalia.

 

Fotos: Naldo Silva.

COMENTÁRIOS