Roda de Toada celebra 6 anos com edição especial em Manacapuru
10/04/2018 - 16h07 em Movimento Marujada

O município de Manacapuru, a 87 quilômetros de Manaus, receberá pela primeira vez o ‘Roda de Toada’, projeto cultural do Movimento Marujada que promove o resgate das toadas antológicas do Boi Caprichoso em eventos itinerantes.

O evento, que completa seis anos, reunirá numa edição especial e inédita os ritmos do boi-bumbá e das cirandas, considerados os maiores expoentes culturais do Estado, numa ‘Roda de Ciranda e Toada’, que será realizada na casa de shows Trem de Minas.

O presidente do Movimento Marujada, Carlos Nery, exalta a oportunidade de levar o Roda de Toada à terra das cirandas. “O evento tem esse propósito, que é aproximar o público da nossa cultura, e que seja o primeiro de muitos”, disse.

A cultura de Manacapuru será representada pelas cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, com a presença de seus itens oficiais. O boi-bumbá terá como representante o levantador de toadas David Assayag, Marujada de Guerra e a presença especial de Marciele Albuquerque, além das participações dos grupos de dança e torcidas oficiais do Boi Caprichoso. “Fiquei muito feliz com o convite para prestigiar o encontro de duas lindas culturas”, disse a cunhã poranga.

O Roda de Ciranda e Toada tem início às 21 horas e é uma realização do Movimento Marujada, com apoio da Prefeitura de Manacapuru, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur) e Saullo Vianna.

História – O Roda de Toada foi criado em 2012 como programa da rádio web Movimento Marujada, com o objetivo de promover o resgate das toadas antológicas do Boi Caprichoso e de personalidades marcantes da história do azul e branco.

O sucesso alcançado em poucos meses impulsionou a mudança do formato para um projeto cultural itinerante no ano seguinte. São dezoito edições realizadas em diversos bairros de Manaus, além de participações especiais no Bar do Boi e uma edição especial em Itacoatiara.

Itacoatiara foi o primeiro município a receber o projeto Roda de Toada. 

 

Fotos: André Amazonas e Domingos Raposo.

COMENTÁRIOS